As maiores tragédias em Estádios de Futebol


Os acontecimentos do Egito reportam de imediato para outros momentos em que o desporto-rei foi manchado pela violência e morte.
AS MAIORES TRAGÉDIAS EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL
Local: Estádio Nacional, Lima, Peru
Data: 24/05/1964
N.º de mortes: 318
Numa partida de qualificação olímpica entre Argentina e Peru, a seleção das Pampas passou para a frente do marcador e os adeptos peruanos reagiram da pior forma. Tudo se precipitou quando o árbitro anulou um golo da equipa da casa a dois minutos do fim.
Local: Estádio Accra Sports, Acra, Gana
Data: 9/05/2001
N.º de mortes: 126
O Hearts of Oak vencia os rivais do Asante Kotoko por 2-1 quando, a cinco minutos do final, os adeptos do Asante começaram a arremessar garrafas de vidro e cadeiras para o campo. A polícia dispersou a multidão com gás lacrimogénio, o que piorou a situação.
Local: Estádio de Hillsborough, Sheffield, Inglaterra
Data: 15/04/1989
N.º de mortes: 96
Encontro entre o Nottingham Forest e o Liverpool. A polícia abriu as portas do estádio para os milhares de adeptos que esperavam na rua entrarem. Resultado: 96 pessoas morreram esmagadas e cerca de 175 ficaram feridas.
Local: Estádio Nacional, Katmandu, Nepal
Data: 12/03/1988
N.º de mortes: 93
Uma equipa local defrontava outra do Bagladesh quando os adeptos tentaram invadir o relvado. Relatos de testemunhas afirmam que apenas uma das oito saídas de emergência estava abertas, o que precipitou a tragédia.
Local: Estádio Nacional Mateo Flores, Cidade de Guatemala, Guatemala
Data: 16/10/1996
N.º de mortes: mais de 80
Venda de bilhetes falsos deu origem à sobrelotação do estádio no encontro entre a seleção guatemalteca e a congénere da Costa Rica, a contar para a qualificação para o Campeonato do Mundo de 1998, em França.
Local: Estádio Monumental, Buenos Aires, Argentina
Data: 23/06/1968
N.º de mortes: mais de 71
Durante a partida entre os grandes rivais River Plate e Boca Juniors, adeptos do Boca atiraram bandeiras em chamas aos apoiantes do River, que responderam de forma igual ou mais violenta.
Local: Estádio Luzhniki, Moscovo, Rússia
Data: 20/10/1982
N.º de mortes: mais de 66
No final do jogo entre Spartak de Moscovo e HFC Haarlem, para a Taça UEFA, mais de 66 pessoas morreram esmagadas quando se dirigiam para o exterior do estádio. Resta dizer que se encontrava aberta apenas uma saída.
Local: Estádio Ibrox, Glasgow, Escócia
Data: 2/01/1971
N.º de mortes: 66
No estádio do Rangers, a equipa da casa marcou um golo aos rivais do Celtic e os apoiantes dos protestantes, no meio dos festejos, incendiaram parte da bancada, resultando em 66 mortos.
Local: Estádio Valley Parade, Bradford, Inglaterra
Data: 11/05/1985
N.º de mortes: 56
No dia em que o Bradford City iria celebrar o título de campeão da 3.ª Divisão, o jogo ante o Lincoln City ficou marcado por um incêndio que, segundo testemunhas, começou quando um adepto deitou um cigarro para um caixote do lixo.
Local: Estádio Kayseri Ataturk, Kayseri, Turquia
Data: 17/09/1968
N.º de mortes: 44
Adeptos do Kayserispor e Sivasspor utilizaram todo o tipo de armas nos confrontos logo após o encontro. Em pleno relvado, morreram 44 pessoas e cerca de 600 ficaram feridas.